Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
- Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes
- 24 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio de Ansiedade que se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas físicos, emocionais e comportamentais, em decorrência da pessoa ter vivido ou presenciado alguma situação traumática que possa ter representado alguma ameaça a sua vida ou a vida de outras pessoas.
No primeiro momento a pessoa vive o estresse, mas se isso tiver uma duração de pelo menos 4 semanas, e gerar sofrimento ou prejuízo significativo na vida social e em outras áreas importantes da vida do indivíduo, pode-se começar a pensar em Estresse Pós-Traumático.
As causas do TEPT podem ser decorrentes de atos de violência, tortura, guerra, agressão física ou abuso sexual, catástrofes, acidentes, sequestros etc.
Não são todas as pessoas que desenvolvem TEPT. Isso vai depender de como cada indivíduo reage a situação de estresse, do trauma vivido e a forma como ele enfrentou a situação. Algumas pessoas são mais vulneráveis que outras.
Nos sintomas relacionados ao TEPT estão presentes:
- A reexperiência traumática, onde a pessoa revive o fato através de pesadelos ou flashbacks. Ela tem a mesma sensação e sofrimento que teve quando o episódio aconteceu;
- Evita situações ou estímulos que lembre o trauma;
- Surge uma perda significativa no interesse por atividades que antes eram prazerosas;
- Insônia; - Dificuldade de concentração; - Irritabilidade; - Hipervigilância; - Esquiva e isolamento social; - Taquicardia, sudorese, tonturas, dores de cabeça, também pode estar presentes.
O tratamento mais indicado para esse Transtorno é a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e uso de medicação quando necessário.
Erica Jares - Psicóloga Clínica
Comments